Realizada no Plenário Ulysses Guimães, a cerimônia enfatizou o compromisso contínuo do Parlamento brasileiro com a promoção da inclusão e a defesa dos direitos das pessoas com deficiência. O evento contou com a organização e participação ativa de deputados federais, entre eles, Rosangela Moro (União-SP), Fernando Marangoni (União-SP), Alberto Mourão (MDB-SP), Erika Kokay (PT-DF), Duarte Jr (PSB-MA) e Laura Carneiro (PSD-RJ).
Durante a sessão, a deputada Rosangela Moro enfatizou a relevância e a contribuição valiosa das pessoas com deficiência na composição da nossa sociedade: “Na tapeçaria da humanidade, cada fio importa. Toda vida tem valor. Toda voz merece ser ouvida. Ao celebrarmos a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, sejamos a sinfonia que toca a melodia harmoniosa de aceitação, capacitação e progresso.”
O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, estabelecido pela lei federal nº 11.133, de 14 de julho de 2005, representa um tributo à incessante busca pela inclusão social deste segmento. Um momento significativo neste percurso foi a integração dos direitos das pessoas com deficiência à Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948.
Além de reconhecer conquistas anteriores, o evento sublinhou a urgência de continuar expandindo espaços de inclusão e protagonismo para as Pessoas com Deficiência no Brasil.