Audiência Pública debaterá ações de incentivo ao desenvolvimento de auto-estima saudável e de preservação física e mental dos jovens

Foi aprovado, nesta quarta-feira (14), requerimento (nº132/23) da deputada federal Rosangela Moro (União/SP) para promoção de Audiência Pública sobre o impacto das redes sociais na autoestima e na saúde mental de crianças e adolescentes. Para a reunião, serão convidados especialistas de saúde mental, institutos de direitos humanos, empresas da área de beleza e bem-estar, associações de tecnologia e o Ministério da Saúde. 

A data do evento será informada, em breve, pela Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados. O objetivo é buscar soluções para eliminar ou reduzir efeitos adversos causados pela exposição a conteúdo tóxico. 

“Estudos apontam que a saúde física e mental dos jovens são cada vez mais comprometidas em razão do compartilhamento desenfreado de fotografias editadas. Por não atingirem os modelos de corpos e estrutura física estipulados através dos filtros ou retoques utilizados, dado seu caráter artificial, desencadeiam transtornos como o dismórfico corporal, anorexia, bulimia, depressão, dentre outros”, aponta a deputada Rosangela Moro. 

Pesquisa encomendada pela Unilever mostra que o Brasil lidera o ranking de exposição de crianças e adolescentes, entre oito e dez anos, às redes digitais de relacionamento. A média de exposição global é de 88%, enquanto, no Brasil, é de 97%. 

Quase totalidade dos especialistas em saúde mental consultados (96%) preocupa-se com o aumento de autoflagelação, suicídio, ansiedade e depressão na fase de desenvolvimento e compreensão da personalidade. Por essa razão, o foco da Audiência Pública será a realização de ações de promoção de saúde mental e reforço de autoestima do público infanto-juvenil. 

Pular para o conteúdo