A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados realizou hoje, nesta quinta-feira (21), uma audiência pública no plenário 7, às 10 horas, para debater o impacto das redes sociais na autoestima e saúde mental de crianças e adolescentes.A iniciativa foi proposta pela Deputada Federal Rosângela Moro (União-SP), que tem sido atuante em temas relacionados à saúde, direitos da criança e do adolescente, e políticas de proteção à família. Na justificação para a realização da audiência, a deputada citou estudos que apontam o comprometimento da saúde física e mental dos usuários de plataformas digitais, em decorrência da propagação de padrões estéticos inalcançáveis.

Na sua justificativa para a audiência, a deputada fez referência a pesquisas, incluindo uma da marca Dove, que destaca como a difusão de padrões estéticos inatingíveis em plataformas digitais tem levado a problemas graves de saúde mental, como dismorfia corporal, anorexia, bulimia, depressão, além de aumento nos casos de autoflagelação e suicídio entre os jovens.

Durante a audiência, a deputada Rosangela Moro ressaltou: “É importante reconhecer que a pressão para atender a esses padrões pode levar a problemas de autoestima, ansiedade, depressão e transtornos alimentares. Quando as pessoas sentem que não se encaixam nesses padrões, podem desenvolver uma visão negativa de si mesmas, prejudicando sua saúde mental.”

A discussão foi enriquecida pela participação de especialistas e representantes de diferentes segmentos. Estiveram presentes Thais Hagge, Vice-Presidente de Beleza e Bem-Estar da Unilever Brasil; Maria Aparecida Cina da Silva, que atua como Chefe de Gabinete da Secretaria de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde; membros da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom); a Profª Drª Joana de Vilhena Novaes, coordenadora do Núcleo de Doenças da Beleza da PUC/Rio; Bruno Ziller, que coordena projetos no Instituto Cactus; e Lilian Miranda, responsável pelo voluntariado no Instituto Mãos Sem Fronteira.

O Deputado Eduardo Velloso, do partido UNIÃO-AC, foi o responsável por conduzir a audiência. Este encontro marcou um importante passo na compreensão do papel das redes sociais no bem-estar dos jovens brasileiros, buscando estratégias e políticas públicas que possam atenuar os impactos negativos uma medida urgente. Como bem lembrou a Deputada Rosangela Moro “O Brasil, segundo a Organização Mundial de Saúde, é considerado o país mais ansioso do mundo e o quinto mais depressivo. 63% da população brasileira sofre de ansiedade e 59% são depressivas.”

Pular para o conteúdo