Deputada discursou na sessão solene da Câmara dos Deputados e agradeceu apoio e suporte da equipe de policiais legislativos
O Congresso Nacional prestou homenagem, nesta terça-feira (12), aos policias legislativos federais da Câmara dos Deputados e Senado Federal. A deputada Rosangela Moro (União-SP) esteve no evento e prestou sua homenagem aos policias legislativos, agradecendo o suporte e zêlo com que exercem o trabalho diariamente.
Vítima de ameaças do crime organizado, a parlamentar é acompanhada da escolta da Polícia Legislativa desde que assumiu o mandato como deputada federal, em fevereiro.
“Toda vez que trabalhamos, tem alguém cuidando de nós. Se eu tenho uma noite de sono tranquila, é porque tem alguém cuidando de nós. Se eu posso me alimentar, é porque tem alguém dos senhores cuidando de nós. Esse é o momento de externar minha gratidão e reconhecimento pelo trabalho dos policias legislativos comigo e com todos os parlamentares”, disse, em discurso na tribuna da Câmara.
A deputada reconheceu, também, “a bravura com que a polícia legislativa enfrentou o 8 de janeiro” e as dificuldades que enfrentam os servidores que também são vítimas de violência, se colocam em situação de perigo pela vida de outras pessoas.
“Tenho tido a companhia dos policiais legislativos com muito zelo, técnica e excelência e quero expressar minha profunda gratidão pelo trabalho de cada um de vocês”, completou.
Polícia Legislativa
Os policiais legislativos cuidam da segurança das Casas Legislativas, um papel constitucional essencial para garantir a representação popular nas decisões do poder público. Atualmente, são 117 policias legislativos em exercício no Senado e 266 na Câmara.
Além de garantir a segurança institucional dos parlamentares e dos espaços físicos, eles ainda atuam em serviços de inteligência, fazem policiamento e escolta de autoridades do país e do mundo, instauram inquéritos no âmbito do Legislativo, entre outros.