A deputada federal Rosangela Moro (UNIÃO-SP) realizou, na tarde desta quinta-feira, uma visita ao Instituto Jô Clemente, em São Paulo. Estiveram presentes também os deputados Federais Flavia Morais, Fernando Máximo, Zacharias Calil e Frederico Escaleira e o Deputado Estadual George Ferreira. Além de membros da Comissão de Saúde da Câmara de Deputados.
No Instituto, a comitiva pôde conhecer as salas de atendimento aos pacientes e as instalações do Laboratório de Exames de Triagem Neonatal onde são realizados o Teste do Pezinho. Os parlamentares coletaram informações sobre as iniciativas de apoio a inclusão social, prevenção e promoção da saúde das pessoas com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras
A visita faz parte de uma missão especial da Subcomissão de Doenças Raras, SUBRARAS, da Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados. “A pauta é de extrema importância para o nosso mandato. Seguiremos entendendo as prioridades máximas dos raros para o parlamento colaborar à altura”, explicou a deputada.
A agenda sublinhou o compromisso contínuo da deputada com questões de saúde pública, seu apoio às comunidades vulneráveis e a necessidade de atenção contínua a essas condições de saúde. “Estamos diante de uma encruzilhada histórica em que a ciência, a medicina e a política se entrelaçam para redefinir o futuro da saúde pública no nosso país”, reforçou a deputada.
Rosangela Moro obteve recentemente a aprovação de um requerimento para a realização de visitas técnicas em outros centros de referências em doenças raras do Estado de São Paulo. Além desta visita ao IJC, a Deputada visitou o centro de referência em doenças raras do Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (HC – UNICAMP). E ainda serão visitados, o Ambulatório de Especialidade da Faculdade de Medicina ABC e Santo André. As agendas devem acontecer no próximo mês.
A ideia do grupo é entregar um relatório indicando a situação dos centros de referência e levar boas práticas em outras instituições, além de aprimorar a legislação brasileira. A subcomissão terá seus trabalhos concluídos no próximo mês, podendo ser prorrogada.