O estado de São Paulo registrou um crescimento de 1,8% em seu Produto Interno Bruto (PIB) de janeiro a agosto deste ano, em comparação com o mesmo período do ano anterior, conforme indicado por estatísticas recentes da Fundação Seade. Esse avanço econômico foi impulsionado, principalmente, pelos setores de serviços e agropecuária, que apresentaram crescimentos de 3% e 1,9%, respectivamente.
O governador Tarcísio de Freitas expressou satisfação com esses indicadores positivos. Essa fase de expansão econômica no estado está alinhada com várias ações implementadas pelo governo estadual, visando fomentar investimentos privados e facilitar processos empresariais. Entre essas ações, destacam-se a redução de encargos para setores produtivos, a simplificação dos processos tributários e o fortalecimento da infraestrutura logística.
Tarcísio de Freitas ressaltou a importância da sinergia entre o setor público e o privado. “Quando há uma colaboração contínua e harmoniosa entre o governo e os empresários, o desenvolvimento ocorre de maneira mais rápida e digna. Nosso governo está comprometido em abrir caminhos para os empreendedores e investidores que desejam contribuir para a geração de emprego e renda em nosso estado. Os dados da Fundação Seade confirmam que estamos avançando de forma robusta e eficaz na melhoria do ambiente de negócios e na elevação da qualidade de vida em São Paulo, tanto no interior quanto no litoral e nos grandes centros urbanos”, declarou o governador.
Considerando os últimos 12 meses e comparando com o período imediatamente anterior, o PIB de São Paulo apresentou um aumento de 2,4%. Em uma análise mensal, houve um crescimento de 0,7% em agosto em relação a julho deste ano. A comparação com o mesmo mês do ano anterior revela um crescimento ainda mais notável, com um aumento de 1,4%.