A deputada Rosangela Moro participou neste sábado do painel online do “Defesa Lilás”, uma iniciativa do programa nacional do União Brasil que busca promover e difundir a participação política das mulheres. Durante sua intervenção, Rosangela destacou a baixa representatividade feminina na Câmara dos Deputados e a necessidade urgente de maior engajamento das mulheres no cenário político brasileiro.
“De todas as 513 cadeiras, apenas 91 foram destinadas às mulheres na última eleição”, afirmou a deputada. “Nossa visão como mulheres contribui sim para um país melhor. Daqui saem as leis que determinam nosso futuro e o de nossos filhos.”
Rosangela Moro fez questão de ressaltar a importância de encarar as estatísticas alarmantes de violência contra a mulher no Brasil não apenas como números, mas como vidas, sonhos e desejos destruídos. Segundo a deputada, “esses números são famílias destruídas”.
A parlamentar também apresentou alguns dos projetos de lei de sua autoria que buscam garantir mais proteção e direitos às mulheres. Entre eles, destacam-se o PL 514, voltado para crimes relacionados à intimidade sexual, e o PL 2253, que visa garantir mais segurança jurídica às vítimas de violência doméstica.
Rosangela Moro também enfatizou sua luta contínua contra a violência à mulher e apresentou propostas para combater a recorrência de casos de agressão e assédio, bem como programas para recuperação e reeducação de agressores. Ela reiterou a importância da representatividade feminina na política, afirmando que mulheres eleitas realmente fazem a diferença.
A deputada encerrou seu discurso com um chamado à ação: “Convido todos vocês a se juntarem a nós nesta jornada. Que o ‘Defesa Lilás’ não seja apenas um programa, mas um movimento, uma revolução em prol das mulheres brasileiras.”
O programa “Defesa Lilás” continuará com uma série de workshops e painéis voltados para a formação de lideranças femininas, debatendo temas como comunicação, elaboração de projetos políticos e a filiação partidária.